segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O poder da gravata.

Porquê algumas mulheres tem fetiche por homem de terno e gravata?
.
Todos sabemos que é uma associação com a idéia de poder. O chefe usa gravata.
.
É porque a gravata é um símbolo fálico e também é por isso que ela é uma peça do vestuário masculino, apenas. O talleiur é criado dispensando a gravata. Lógico.
.
Quer dizer, até o dia em que a pós-modernidade propuser a subversão e a desconstrução desse conceito. Já deve estar acontecendo em algum lugar da moda, se não me falhar o faro para as sacanagens que essa turma apronta com as identidades. Um dia eles vão lançar calcinha para o homem moderno metrossexual e vai ser um sucesso de vendas moderninho e descolado.
.
Particularmente não gosto de gravata, mas vale a menção de que os homens de poder de nossa sociedade andam com um pau no peito, à mostra. Um sinal subliminar de autoridade fálica. Símbolos. É por isso que gravata curta demais passa a impressão do ridículo, do incompetente e longa demais de exagero, de palhaço que se exibe. É por isso que quando toca o hino nacional, todo mundo fica de pé e abotoa o terno; pra esconder, em sinal de respeito patriótico, o seu pau. Sacou?
.
Se eu fosse um historiador da moda eu diria que as gravatas estão com os dias contados. Vai acabar, como acabaram a cartola e a bengala; peças do vestuário que a gente discute outro dia, respectivamente, a altura e o cetro.
.
O drama da moda feminina é a inexistência da gravata, diria Freud.

Um comentário:

  1. O simbolo da gravata é classico. Além dessa visão, o fato de deixar o homem mais sensual ajuda. A gravata pode ser usada como instrumento ate mesmo no ato sexual. Acredito que esse seja mais um motivo por essa atração.

    Adorei o texto.

    Beijos

    ResponderExcluir